Wagner Dal Medico

Este é o primeiro de uma série de artigos sobre a norma ABNT NBR ISSO 9001, que tem por objetivo apresentar os principais aspectos que envolvem a normatização dos processos de gestão como ferramenta para as organizações brasileiras.

Trata-se de revisão bibliográfica tomando como principal referência a própria norma editada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas -, assim como estudos e comentários de outros autores os quais referenciamos ao final do artigo.

Origem do Sistema de Gestão da Qualidade

A Revolução Industrial, ocorrida entre 1760 e 1830, aumentou a escala produtiva com o surgimento da linha de produção, diminuindo os custos e aumentando o consumo de produtos industrializados.

Ela trouxe mudanças significativas nos processos produtivos e no modo de consumo da sociedade, resultando em melhoria na qualidade de vida das pessoas à medida que ampliavam o atendimento de suas necessidades. Era necessário manter as características do produto, através do estabelecimento de critérios que garantissem o atendimento das expectativas dos clientes.

Surgiu daí a necessidade de estabelecer parâmetros que mantivessem esses padrões de produção, dando surgimento às normas e regras para o fornecimento de peças e outros insumos para a produção.

Tais procedimentos surgiram na Inglaterra no início do século 20, com as normas editadas em 1901 pela BSI Group – British Standarts. Surgiram, ainda:
•    1922 – IEC – International Electrotechnical Commission
•    1926 – ISA – International Federation of the National Standardizing Associations
•    1946 – ISO – International Organization for Standardization

ISO são as iniciais de International Organization for Standardization, organização criada em 1946 por representantes de 25 países, que se reuniram em Londres com o objetivo de coordenar internacionalmente a unificação dos padrões produtivos industriais.

Embora popularmente se acredite que a expressão "ISO" é a sigla de "International Standards Organization", na realidade o nome nasceu da palavra grega "????" ("isos"), que significa igualdade. A escolha do nome ISO reflete assim o objetivo da organização que é a padronização entre as diversas culturas.

A ISO iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 em Genebra, na Suíça, e hoje está presente em 164 países distribuídos por categorias:

?    Corpo de Associados - entidades ou instituições representativas do standarts em cada país. Estes são os únicos membros da ISO que têm direito a voto.
?    Membros Correspondentes - países que não têm instituições ou entidades que gerem os standards desse país. São informados dos padrões em cursos.
?    Membros Subscritores - países de economias muito pequenas. Pagam taxas reduzidas de associado e podem acompanhar os trabalhos de desenvolvimento dos standards.

Assim temos em alguns países entidades ou instituições representativas do “standarts” produtivos:

•    Alemanha - Deutsches Institut für Normung e.V. (DIN)
•    Angola - Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ)
•    Brasil - Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
•    Estados Unidos - American National Standards Institute (ANSI)
•    Moçambique - Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ, em inglês)
•    Portugal - Instituto Português da Qualidade (IPQ)

Como órgão de normas internacional, a ISO, em 1987 decidiu adotar uma norma inglesa que tratava de sistema de gestão da qualidade. Essa norma era conhecida como BS 5750 da BSI, dando origem à ISO 9000.

A ISO 9000 passou pelas seguintes revisões:
?    ISO 9000:1987, dividida da seguinte forma:
•    ISO 9001:1987 – Modelo de garantia da qualidade para design, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço;
•    ISO 9002:1987 – Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço;
•    ISO 9003:1987 – Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste
?    ISO 9000:1994
?    ISO 9001:2000
?    ISO 9001:2008
?    ISO 9001:2015

Cabe ressaltar que, constituindo o que se designa por família ISO 9001, a ISO fornece outras normas que auxiliam os gestores a implantarem e manterem os seus respectivos sistemas de gestão da qualidade total, que apresentaremos no próximo artigo.

Referências Bibliográficas
•    ABNT - NORMA ABNT NBR ISO 9001.2008.pdf

Wagner Dal Medico possui Mestrado em Administração e leciona as disciplinas Gestão dos Recursos na Área Pública, Indicadores de Desempenho, Programa 5S e Sistema de Gestão pela Qualidade – Norma ABNT NBR ISO 9001