Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

André Galindo da Costa

Políticas Públicas é um campo do conhecimento que surge na primeira metade do século XX nos Estados Unidos, mas que só entrou no debate brasileiro nos anos 1990. A tradição liberal e empreendedora dos estadunidenses fez com que eles tivessem uma preocupação em gerar racionalidade para as ações do governo. Ações essas que buscavam por meio do Estado solucionar problemas da sociedade. Isso é um ponto marcante de diferenciação dos europeus, os quais trouxeram mais contribuições reflexivas para o campo da ciência política.

Os Estados Unidos começaram a pensar sobre Políticas Públicas em um momento específico da sua história, que foi os anos 1930. Esse período foi marcado pelas ações com o objetivo de superar os desastres sociais gerados pela crise econômica de 1929, o Crack da Bolsa de Nova York. O período posterior a crise foi marcado por políticas econômicas anticíclicas keynesianas e pelo New Deal (Novo Acordo), megaprograma de investimentos públicos do governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt (1933 -1945). Esse contexto fez com que os estadunidenses buscassem racionalizar ações do governo e desenvolvessem um novo campo do conhecimento que é as Políticas Públicas.

Em 1936, o cientista político e professor das Universidades de Chicago e de Yale, Harold Dwight Lasswell publicou seus primeiros trabalhos na área da análise de políticas públicas. Lasswell tenta construir uma abordagem científica sobre as ações do governo. Outra figura importante para o surgimento do campo das Políticas Públicas foi Robert Mc Namara. Mc Namara ocupou diversos cargos de destaque durante a sua carreira profissional, como: Executivo da Ford Motors Cia (1945 -1960), Secretário de Defesa dos Estados Unidos (1961 – 1968) e Presidente do Banco Mundial (1968 – 1981). Robert McNamara acreditava que o governo deveria fazer uso de métodos científicos para a resolução de problemas públicos. Isso fez com que ele fundasse em 1948 a RAND Corporation (Research AND Development). A RAND nasceu como uma organização não governamental de pesquisa em políticas públicas, teoria dos jogos e estratégias de guerra.

Após o final da II Guerra Mundial Estados Unidos e União Soviética se envolveriam na Guerra Fria. Um confronto bélico direto entre as duas potências levaria a uma guerra nuclear e ao extermínio da vida humana na Terra. Isso fez com que elas se digladiassem em outros campos de batalhas, como os esportes e a corrida aeroespacial. A União Soviética se organizava enquanto um Estado operário e promovia diversas conquistas no campo social, econômico e científico: saúde, habitação, transportes, planejamento urbano, educação, indústria, agricultura, química, engenharia, etc.

Os Estados Unidos entre os anos 1930 e os anos 1970 tiveram um conjunto de experiências na área das políticas públicas que atenderam diferentes setores sociais e que levaram a expansão e consolidação de um sistema de ensino público e universal. Outras políticas públicas se deram nas áreas da habitação, assistência social, acesso ao ensino superior, pesquisa e desenvolvimento, geração de emprego, etc.

Os artigos aqui publicados não refletem a opinião da Escola de Contas do TCMSP e são de inteira responsabilidade dos seus autores.