Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa, 23/04/2018

A importância do engenheiro-arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928) para a arquitetura nacional, o desenvolvimento da qualidade dos materiais construtivos e a formação de técnicos e operários da construção civil foram alguns dos pontos ressaltados pela arquiteta e urbanista Maria Cristina Wolff de Carvalho doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) na palestra proferida, em 19 de abril, no auditório da Escola de Contas do TCM.

Durante duas horas, a professora e pesquisadora apresentou detalhes sobre a formação de Ramos de Azevedo, seus estudos realizados em Gante, na Bélgica, e a influência sofrida pela efervescência cultural da Belle Epoque que agitava os grandes centros da Europa, sobretudo Paris, considerada o centro da civilização no período. “Ele retornou com todas essas referências, que trouxe para a arquitetura que desejava implantar no Brasil”, afirmou Maria Cristina, acrescentando que o engenheiro-arquiteto estava em sintonia com o que havia de mais moderno no campo do projeto arquitetônico e da construção civil.

Vivendo em Campinas, sua cidade natal, ele se transfere para São Paulo com a missão de projetar e construir o então Edifício do Tesouro, hoje sede da Secretaria Estadual de Justiça, no Pátio de Colégio. Foi a primeira de uma série de construções que transformaram Ramos de Azevedo numa das maiores referências da arquitetura brasileira. “O escritório de Ramos de Azevedo, que sobreviveu à sua morte, teve mais de 4 mil obras realizadas”, informou a pesquisadora. Do inacabado prédio que abriga hoje a Pinacoteca do Estado ao conjunto de edificações que acolheu a Escola Politécnica, da qual foi um dos fundadores, e onde se encontra atualmente em uma das unidades o Arquivo Histórico Municipal, passando pelo Theatro Municipal, o acervo das obras de Ramos de Azevedo e sua equipe marcou a paisagem paulistana e inovou não apenas nas linhas e traços arquitetônicos, mas na funcionalidade das construções, na qualidade dos materiais empregados e na formação profissional da mão de obra empregada nos empreendimentos.

palestrante maria cristina wolff

Silvio Gabriel Serrano Nunes, mediador de palestra sobre trabalho de Ramos de Azevedo, e palestrante Maria Cristina Wolff de Carvalho