Assessoria de Imprensa, 16/08/2018

Solicitado e organizado pela Secretaria de Fiscalização e Controle (SFC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo foi realizado em 15 e 16 de agosto, com apoio da Escola de Contas do Tribunal, o curso “Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade” com duas aulas ministradas por instrutores técnicos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Voltado para agentes de fiscalização, assessores e servidores do TCM envolvidos com o tema, o curso, realizado na própria Escola de Contas, teve o objetivo de preparar o público-alvo para o bom exercício de suas atividades profissionais, com reconhecimento e emissão de certificados para os envolvidos, além de eliminar barreiras e incentivar a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

sala de aula

A aula inaugural foi feita pelo instrutor Eduardo Flores Auge que destacou normas e tamanhos recomendados para acessibilidade e tratou sobre a Resolução CPA 19/2014, aprovada na Comissão Permanente de Acessibilidade, que tem o objetivo de equiparar oportunidades e trazer mais segurança às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em sua explanação, Eduardo ainda apresentou aos participantes exemplos práticos do tema aplicados ao dia a dia, com fotos e bastante interação entre público e dispositivos que não são voltados para a acessibilidade.

oswaldo rafael fantini

No segundo dia, a aula foi conduzida pelo engenheiro da Prefeitura de São Paulo, integrante da Secretaria de Pessoas com Deficiência e da Comissão Permanente de Acessibilidade, Oswaldo Rafael Fantini. O palestrante apresentou exemplos diversificados de normas de acessibilidade para diferentes lugares, como corredores, passagens e ambientes da casa, além de incentivar o uso de portas de correr para facilitar a acessibilidade aos cadeirantes.

Ao final da palestra, Oswaldo falou sobre a crescente preocupação da população sobre o tema. “A sociedade evoluiu e, por isso, quando falamos sobre acessibilidade, não estamos apenas tratando com pessoas que já possuem alguma deficiência, mas que as edificações novas e os locais públicos sejam pensados, construídos e frequentados por todos. Isso é cidadania, que todos possam usufruir destes espaços”.