Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa

Uma das principais ferramentas de gerenciamento de projeto é o cronograma, que garante à obra o planejamento, monitoramento, controle dos recursos e oportunidade de elaborar estimativas quanto às etapas. Para auxiliar na elaboração de um escopo bem traçado, a Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) convidou o arquiteto Samuel Machado para falar, na manhã de segunda-feira (09/09), sobre “Gerenciamento de obras por meio de um cronograma realista”. O evento contou com mediação do professor da EGC, José Frederico Meier Neto.

De acordo com Machado, que tem mais de 25 anos de experiência na área de coordenação e gerenciamento de projetos de Engenharia, o cronograma é uma das 28 ferramentas de planejamento. "É ele que define o que você vai entregar ou receber de informação, o que está fazendo e para aonde está indo", refletiu ele.

Fazendo uma leitura do caminho de um bom gerenciamento, o arquiteto lembrou a importância de um projeto como “algo que deve ser feito, criado e executado dentro de um sistema complexo e não repetitivo”, explicou.

Alguns passos são fundamentais no planejamento de projetos e entre eles Machado destacou:

Documentar e publicar a declaração de um escopo de projeto;
Desenvolver uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP);
Desenvolver um cronograma de projeto;
Determinar a necessidade do recurso;
Definir as compras e aquisições;
Desenvolver o orçamento do projeto; e,
Desenvolver a publicação do plano de gerenciamento.
"O principal de tudo é trabalhar com agilidade, planejar, checar e executar, essa é a questão básica de qualquer planejamento; é a questão básica de qualquer gerenciamento de obra", encerrou o arquiteto Samuel Machado, que sorteou cadernos e seu livro "Ferramentas de planejamento, monitoramento e controle de obras" aos presentes.

Arquiteto Samuel MachadoArquiteto Samuel Machado

Palestra ocorreu no auditório da EGCPalestra ocorreu no auditório da EGC

Evento ocorreu na manhã de segunda-feira (09/09)Evento ocorreu na manhã de segunda-feira (09/09)

José Frederico Meier Neto, professor da EGC, foi o mediador do eventoJosé Frederico Meier Neto, professor da EGC, foi o mediador do evento