Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 25/10/2019

Aconteceu nesta sexta-feira (25/10), na Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas de São Paulo (TCMSP), a sétima edição da série "Concertos Didáticos", com a participação do grupo musical João de Barro e da cantora Hilda Maria. Os músicos fizeram uma releitura de clássicos do cantor e músico Dominguinhos, no melhor estilo gafieira.

 

A abertura ficou por conta de Djair Galvão, assessor da Presidência do TCMSP, que agradeceu a presença do grupo e reforçou a importância de eventos como esse, que trazem cultura e buscam revitalizar obras nacionais.

O repertório foi composto pelas músicas "Abri a Porta", de autoria de Dominguinhos; "Tenho Sede", de Gilberto Gil; e, “Sabiá", de Luiz Gonzaga. Na formação, o grupo João de Barro conta com trombone, trompete, saxofone, flauta transversal, bateria, percussão, bandolim e baixo.

O bandolista André Bachur explicou ao público a origem do grupo, que tem como inspiração o gênero musical choro, conhecido popularmente como chorinho. Já Pedro Bruschi, guitarra e violão, ressaltou que o mais interessante é que a sanfona, conhecida marca registrada de Dominguinhos, não se faz presente no show. "Os metais (instrumentos de sopro) são o destaque”, destacou ele.

O grupo salientou o lançamento de seu último álbum, ‘Gafieira para Dominguinhos’, que vendeu todas as cópias. Bruschi reafirmou sua felicidade em notar que "tantas pessoas ainda compram CD". Em seguida, o grupo tocou a primeira faixa do álbum, intitulada “Vida de Mestre”.

Durante a apresentação, a banda percorreu a vida de Dominguinhos, desde sua aproximação com Luiz Gonzaga, o casamento com Anastácia, com quem compôs mais de duzentas obras, até a sua parceria com Gilberto Gil, que resultou na obra "Lamento Sertanejo", também interpretada pelo grupo.

Ao final, o grupo registrou sua participação em um baile de gafieira, chamado "Circo dos bichos doidos", realizado no bairro de Pinheiros. O encerramento ficou por conta das músicas "Contrato de Separação", de autoria do próprio grupo João de Barro, e "Eu só quero um xodó", de Dominguinhos.

Assista, na íntegra, a apresentação do Grupo João de Barro:

 

 


Os músicos fizeram uma releitura de clássicos de Dominguinhos, no melhor estilo gafieira


Entre as canções apresentadas estava "Eu só quero um xodó"


A cantora Hilda Maria deu voz a "Sabiá", de Luiz Gonzaga, mestre e amigo de Dominguinhos


Luís Santiago Málaga, no saxofone


O grupo apresentou a canção "Contrato de separação", de sua autoria


No bandolim, André Bachur


Pedro Bruschi, no violão


No trombone, Edinaldo Santos


Zé Leônidas, voz e percussão


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!