Assessoria de Imprensa, 31/07/2020

Uma das maiores cineastas brasileiras, Suzana Amaral, que faleceu no final do mês de junho, terá sua filmografia revisitada em debate promovido pelo Cineclube da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (EGC), dia 8 de agosto, às 15h. A homenagem ao legado da diretora contará com a presença da sua filha, Flávia Amaral Rezende, do seu neto, Tomás Rezende e das atrizes Marcélia Cartaxo e Sabrina Greve, protagonistas de dois de seus filmes premiados. O debate será transmitido ao vivo pelas redes sociais da EGC.

cineclube suzana amaral

Suzana Amaral começou sua carreira nos anos 1960, em paralelo à criação dos nove filhos. Em mais de 50 anos de trabalho, foi roteirista, documentarista, professora e crítica. Realizou diversos curta-metragens e três filmes de ficção, entre eles o aclamado “A hora da estrela”, de 1985, adaptação da obra-prima homônima de Clarice Lispector.

A história da nordestina Macabéa, que se muda pra São Paulo para trabalhar como datilógrafa em uma rotina sem muitas expectativas deu à atriz Marcélia Cartaxo, em seu primeiro papel no cinema, o Urso de Prata no Festival de Berlim no ano de estreia do longa-metragem. “A hora da estrela” recebeu, também, vários prêmios no Brasil, como o de melhor filme, direção, atriz, ator, fotografia e edição no Festival de Brasília do mesmo ano.

A cineasta também dirigiu outras adaptações literárias. O longa “Uma Vida em Segredo (2001)”, baseado no livro de mesmo nome de Autran Dourado, teve a atriz Sabrina Greve no papel da personagem principal, Biela. “Hotel Atlântico (2009)”, seu último filme, nasceu da obra do escritor João Gilberto Noll.

a hora da estrela

Serviço: Debate sobre a vida e obra da cineasta Suzana Amaral. Com a presença da filha, Flávia Amaral Rezende, do neto, Tomás Rezende, além das atrizes Marcélia Cartaxo e Sabrina Greve.
Dia 8/08, às 15h.
Transmissão ao vivo no Youtube e Facebook da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.

Assista, gratuitamente, aqui ao filme "A hora da estrela (1985)", que está disponível na plataforma da Spcine

Cartaz Cineclube v4