Assessoria de Imprensa, 28/08/2020

No próximo dia 8 de setembro a Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento de um dos mais importantes sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes.

O Cineclube da Escola de Contas estará exibindo às 9 horas em seu canal do youtube a peça/filme: “Vicente e Antonio - A história da amizade de Florestan e Antonio Candido”. O texto dramático é baseado em cartas inéditas trocadas pelo sociólogo e o crítico literário desde o início da amizade entre os dois nos anos de 1940 até a morte de Florestan em 1995. De autoria de Oswaldo Mendes, a leitura de texto filmada tem 1h20 de duração e teve a direção de Eduardo Tolentino.

Logo após a exibição do filme, às 10h30, o programa Encontros Plurais contará com a participação da socióloga Flávia Braga Vieira, professora de Sociologia dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do jornalista Florestan Fernandes Jr., do ator, diretor, dramaturgo e escritor Oswaldo Mendes, autor da peça sobre a amizade entre Florestan e Antonio Candido, e do diretor presidente da Escola Superior de Gestão e Contas, Mauricio Xixo Piragino.

florestan fernandes 3

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, em 22 de julho de 1920. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), foi professor titular de Sociologia da mesma universidade e da Universidade de Toronto, no Canadá. Lecionou ainda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em três universidades dos Estados Unidos: Yale, Harvard e Columbia. Sua obra é composta por mais de 50 títulos, dentre eles A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá; A integração do Negro na Sociedade de Classes; e a Revolução Burguesa no Brasil. Durante sua vida, Florestan Fernandes recebeu o título de Professor Honoris Causa de dezenas de universidades no mundo, entre elas a de Coimbra, em Portugal.

encontros plurais cineclube florestan

Serviço: Homenagem aos 100 anos de nascimento de um dos mais importantes sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes.

Cineclube da Escola de Contas:  Peça/filme: “Vicente e Antonio - A história da amizade de Florestan e Antonio Candido”
Quando: 8 de setembro, às 9h
Onde: Canal do Cineclube da Escola no Youtube

Programa Encontros Pluraiscom a presença da socióloga Flávia Braga Vieira (professora de graduação e pós-graduação da UFFRJ) e com Oswaldo Mendes (ator, dramaturgo e autor da peça sobre Florestan).
Quando:
8 de setembro, às 10h30
Onde: Transmissão pelas redes socias da Escola de Gestão e Contas

Apresentação:
Florestan Fernandes Jr. (jornalista) e Xixo/Maurício Piragino (Diretor-Presidente da Escola de Gestão e Contas do TCMSP).