Assessoria de Imprensa, 14/09/2020

Refletir sobre inovações e possíveis caminhos para a Educação em um contexto de pós-pandemia é o mote do debate promovido pela Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, dia 18 de setembro, às 14h, com transmissão realizada pelas redes sociais da instituição de ensino.

O evento encerra o ciclo de debates “Perdas e desafios da Educação na Pandemia”, que lança luz sobre os dilemas educacionais impostos com a crise sanitária mundial, em um cenário cada vez mais tecnológico. Temas como perda de aprendizagem, Lei da volta às aulas e protocolos sanitários para o retorno das atividades presenciais estiveram à frente dos debates nos dias 4 e 11 de setembro. Os encontros contam com duas mesas temáticas e três palestrantes convidados.

No dia 18 de setembro, a primeira mesa temática, às 14h, irá tratar sobre “Necessidades de inovações na Educação”. Para falar sobre o tema foram convidados o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara; a educadora Helena Singer, articuladora da plataforma Movimento de Inovação na Educação; e Priscila Gonsales, presidente do Instituto EducaDigital, organização da sociedade civil premiada internacionalmente por seu trabalho na área educacional. Assessora acadêmica da EGC, Rosane Keppke será a mediadora da mesa.

Na sequência, às 16hs, o tema das reflexões será “O Futuro que nos aguarda na Educação”, buscando projetar desafios, estratégias e prioridades para os investimentos emergenciais nessa área profundamente afetada pelos impactos da pandemia. O novo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, e o aumento dos custos com Educação também permearão o debate.

O secretário municipal da Educação de São Paulo, Bruno Caetano é um dos convidados da última mesa temática. Ao lado dele estarão o ex-secretário municipal da pasta na cidade, Alexandre Schneider; e a socióloga e educadora Neca Setubal, da Fundação Tide Setubal, instituição referência na produção de conteúdo didático. O conselheiro dirigente da EGC, Mauricio Faria, também participa das reflexões. A mediação da mesa ficará a cargo do economista e chefe de gabinete da EGC, Marcos Barreto.

Serviço: Ciclo de debates “Perdas e desafios da Educação na pandemia. Dia 18/09, a partir das 14h. Mesas temáticas: 14h – “Necessidades de inovações na Educação” e 16h – “O Futuro que nos aguarda na Educação”. Transmissão pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

ciclo debates 18 09 3