Assessoria de Imprensa, 16/09/2020

A Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, em parceria com a Gestão de Relações do Trabalho, promoveu, no dia 15 de setembro, a webinar: “A influência da comunicação nas relações pessoais e profissionais”. O objetivo do encontro foi discutir a importância do padrão de comunicação para o desenvolvimento nas várias esferas da vida.

A palestrante convidada foi a comentarista da Rádio CBN, Dra. Leny Rodrigues Kyrillos, que semanalmente participa da coluna “Comunicação e Liderança”, ensinando como transmitir uma mensagem com objetividade e segurança. Leny é fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professora doutora dos cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Especialização da Voz na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A mediação do evento foi feita pela gestora das Relações do Trabalho e professora da pós-graduação da EGC, Luiza Correia Hruschka, que abriu o evento informando que este é o segundo encontro de uma série de palestras com base em competências comportamentais organizado pelo Tribunal.

Para Hruschka, este tema cresce cada dia mais porque “a sociedade cobra um bom serviço, e para entregar isso, tanto nos setores públicos como privados, a gestão de pessoas da organização deve ser ativa”.

Em sua explanação, Leny Kyrillos, reforçou que a pandemia mudou a forma das pessoas se comunicarem. De acordo com ela, “tivemos que aprender na marra a nos comunicarmos num cenário completamente diferente do nosso habitual, sem contato presencial”.

Segundo a palestrante, para uma boa comunicação deve-se buscar o aprimoramento e o uso harmônico dos recursos verbais, não-verbais e vocais. Ela orienta a “utilizar palavras de uso mais habitual para facilitar o entendimento, apresentar o assunto de forma clara, evitar o excesso de estímulo no cenário, colocar-se de forma ereta e centralizada no vídeo, executar gestos suaves, usar um tom de voz acima do habitual e, por fim, estar atenta à movimentação facial na hora de falar”.

A pedido da gestora de Relações do Trabalho do Tribunal, Leny Kyrillos discorreu um pouco sobre a escuta ativa. Para a fonaudióloga, este é um tema urgente, principalmente para os comunicadores. “Com tanta informação digital, as pessoas acabam ficando desatentas, então quem se dedica a fazer uma escuta ativa sai na frente no competitivo mercado de trabalho”.

A doutora explicou que a escutatória – a arte de saber escutar - é uma competência rara que gera pessoas mais abertas para relações colaborativas. “É um exercício de humildade e presença: se libertar do seu ego para acolher aquilo que vem do outro”, disse a palestrante.

Para mais informações sobre cursos e os próximos eventos da Escola de gestão e Contas, clique aqui

Outras questões sobre a importância da comunicação nos dias de hoje e formas de aprimorá-la foram apresentadas na webinar.

Assista na íntegra:

A mediadora do evento, Luiza Hruschka