Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa, 17/09/2020

A seção “Encontros Plurais”, do portal do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), disponibiliza os principais destaques da homenagem ao aniversário de 100 anos do sociólogo, professor e ex-deputado constituinte Florestan Fernandes, realizada no último dia 08 de setembro.

O programa, comandado pelo diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, Maurício/Xixo Piragino, teve como convidados o jornalista Florestan Fernandes Jr., a professora e socióloga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Flávia Braga Vieira e o ator, diretor, dramaturgo e escritor Oswaldo Mendes.

O evento também foi veiculado nas redes sociais do Cineclube da Escola, que exibiu a peça “Vicente e Antonio - A história da amizade de Florestan e Antonio Candido”, dirigido por Mendes. O texto foi baseado em cartas inéditas trocadas pelo sociólogo e o crítico literário desde o início da amizade entre os dois nos anos 1940 até a morte de Florestan em 1995.

encontros plurais homenagem florestan fernandes

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, em 22 de julho de 1920. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), foi professor titular de Sociologia da mesma universidade e da Universidade de Toronto, no Canadá. Lecionou ainda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em três universidades dos Estados Unidos: Yale, Harvard e Columbia. Sua obra é composta por mais de 50 títulos. Durante sua vida, Florestan Fernandes recebeu o título de Professor Honoris Causa de dezenas universidades no mundo, entre elas a de Coimbra, em Portugal.

Clique aqui e confira os melhores momentos do programa.