Assessoria de Imprensa, 21/10/2020

O Instituto Rui Barbosa (IRB) deu destaque, nesta quarta-feira (21/10), a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) sobre as análises estratégicas educacionais disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para assegurar a aprendizagem de bebês, crianças, jovens e adultos matriculados na rede municipal de ensino da capital paulista durante o período de suspensão do atendimento presencial decorrente da pandemia do coronavírus.

Este primeiro levantamento, autorizado pelo Conselheiro relator da matéria, Maurício Faria, foi feito entre 16 de março e 12 de junho deste ano, atendendo às medidas de isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a auditoria, o material impresso disponibilizado aos estudantes não os prejudicou, mesmo os que não possuem acesso remoto e, com isso, pode ser utilizado no retorno das atividades presenciais. Foram 14 cadernos produzidos denominados “Trilhas de Aprendizagens” e no site da SME é possível realizar a consulta e download destes materiais.

O levantamento feito pelo TCMSP recomenda que a Secretaria Municipal de Educação estabeleça procedimentos para garantir a uniformidade do entendimento das unidades educacionais quanto às orientações emanadas pela pasta, para que não haja um aprofundamento maior das desigualdades entre as escolas.

A auditoria recomendou também o aumento da divulgação da programação de TV, pois há relatos de desconhecimento da existência dessa ação, além da reorganização do calendário escolar e estratégicas para o retorno sejam objeto de auditorias específicas, no momento em que elas acontecerem.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria do IRB.

Clique aqui e confira as conclusões feitas pela auditoria do TCMSP.