Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Assessoria de Imprensa

A Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) apresentou na quinta-feira (03/12) uma palestra em ambiente virtual para abordar o tema atual da Ciência de Dados. O encontro on-line teve como convidado Fernando Corrêa, que é cientista de dados, bacharel e mestrando em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), além de professor, ex-diretor da Associação Brasileira de Jurimetria, e especialista no programa R de computação.

 

 

O mediador do encontro virtual foi o auditor de controle externo do TCMSP, Luis Guilherme Damiani, que é bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e membro do Grupo de Auditoria em Tecnologia da Informação (Gati), da Subsecretaria de Fiscalização e Controle (SFC) do Tribunal.

Damiani fez a abertura do webinar destacando a importância atual e futura da Ciência de Dados, principalmente levando-se em consideração o volume de informações e dados presentes numa cidade do porte de São Paulo. Para dar a dimensão da quantidade de dados gerados e que interessam ao controle externo, ele mencionou o sistema de segurança pública, formado por milhares de câmaras de vídeo que fazem a captação ininterrupta de imagens; o sistema ligado à educação, com temas ligados à didática e ao ensino a distância; o sistema de acompanhamento do transporte público, que faz o monitoramento da frota de mais de dez mil ônibus que circulam pela cidade, da saúde, entre outros.

“Hoje em dia, é difícil apontar para qualquer área do serviço público que não tenha por trás uma geração grande de dados”, avaliou o mediador do encontro ao passar a palavra para o palestrante. Inicialmente, Fernando Corrêa, que é cientista de dados, apresentou a definição de Ciência de Dados formulada pelo professor de Estatística Hadley Wickham, da Nova Zelândia, para quem a “Ciência de Dados é uma disciplina que nos permite transformar dados em intuição, compreensão e conhecimento”. Corrêa acrescentou ainda que a Ciência de Dados é um conjunto mais amplo que a estatística, a programação e outras disciplinas ligadas à computação.

Em seguida, o palestrante passou a dar exemplos de uso frequentes da Ciência de Dados para facilitar o entendimento por parte dos participantes virtuais do webinar. Como aplicação prática do emprego dos conceitos da Ciência de Dados, ele mencionou a existência dos veículos autônomos, sem motoristas; seu uso nos vários ramos da medicina; o acompanhamento da valorização de ações comercializadas na Bolsa de Valores e sua correlação com o preço dos papéis negociados; e os algoritmos utilizados nas redes sociais.

Como cientista de dados e também especialista em programação R para computadores, Fernando Corrêa destacou os vários tipos de linguagem para programação em informática. Segundo ele, “o R é uma linguagem de programação criada para a Ciência de Dados, sendo uma das principais ferramentas utilizadas para manipulação, visualização e modelagem de dados, além de auxiliar na divulgação dos resultados com a criação de relatórios, apresentações e quadros de avaliação”, acrescentando que a programação R desenvolve novas funcionalidades, deixando a linguagem atualizada com as metodologias mais recentes.

O palestrante, além de apresentar os conceitos essenciais de programação em R para a Ciência de Dados, informou que esse tipo de linguagem trabalha com código aberto e gratuito, gerando as mesmas oportunidades para novatos como para profissionais experientes da área. Ele ensinou também que o ciclo da Ciência de Dados adota os conceitos de “importar, arrumar, transformar, visualizar, modelar, com vistas a comunicar e automatizar pacotes de dados”.

Ao finalizar sua apresentação, Fernando Corrêa interagiu com o público que participou on-line de sua palestra e formulou diversas perguntas sobre a Ciência de Dados, como os requisitos básicos para que uma pessoa, que não atue na área da Tecnologia da Informação, aprenda e utilize a Ciência de Dados; o cruzamento de dados por parte das auditorias dos Tribunais de Contas; e os cuidados com o rigor técnico para evitar conclusões ou previsões equivocadas usando a Ciência de Dados. Ele respondeu a todas as questões, que qualificou como de alto nível de participação dos interessados no tema.

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, a videoconferência com objetivo educacional foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas do TCMSP e está disponível para ser revista a qualquer momento nas páginas do Youtube e do Facebook e também pelo site da instituição.

Confira a íntegra da palestra virtual:
 

 

O auditor de controle externo do TCMSP foi o mediador do encontro

 

O especialista destacou os vários tipos de linguagem para programação em informática

 

A videoconferência foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas do TCMSP

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!