Assessoria de Imprensa, 09/12/2020

a manhã desta quarta-feira (09/12), o diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Xixo/Maurício Piragino, foi o convidado do programa “Tertúlia”, no canal do Youtube da TV Democracia.

xixo piragino

No programa apresentado por Fábio Pannunzio, com as presenças das comentaristas Maly Messi e Gina Marques, Xixo foi sabatinado sobre o lançamento do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP, que acontece na próxima quinta-feira (10/12). Ele contou, durante a entrevista, o objetivo principal da iniciativa. “Observamos uma possibilidade que dialogava muito bem com os bons rumos dos TC’s do mundo, que é avaliar se o gasto do dinheiro público se transforma efetivamente em uma boa política pública”.

O Observatório possibilitará aos auditores e conselheiros do TCMSP fazer uma boa avaliação das políticas públicas. “Começamos a construir essa ideia, ouvimos diversas pessoas com muita expertise e experiência para, aí sim, criar vínculos com algumas universidades”, disse Xixo.

O diretor da Escola falou também sobre o orçamento concentrado da cidade de São Paulo, que gera um grande esforço de entendimento destas políticas públicas para resolver um dos principais problemas da capital: a desigualdade social. “Temos uma São Paulo que não está totalmente construída, sustentável, com boa qualidade de vida. Faltam ainda estrutura e serviços adequados. Então, o nosso objetivo é não inventar a roda, mas buscar a equidade necessária para mudar essa realidade”, salientou.

O princípio da transparência também é fundamental para este Observatório de Políticas Públicas do TCMSP, na visão de Xixo. “Acreditamos que será possível trazer uma colaboração para a cidade. O TCMSP já faz um trabalho muito relevante de controle externo, que é muito importante para a transparência, para o avanço da democracia. Isso vai dar base para o fornecimento de informação à mídia e ao controle social”.

Assista a íntegra da entrevista à TV Democracia: