Assessoria de Imprensa

O ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma, assinou, nessa quinta-feira (10/12), o termo de posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O ex-vereador teve seu nome aprovado, na tarde quarta-feira (9/12), pelos 50 vereadores que estavam em plenário e entra em substituição ao conselheiro corregedor, Edson Simões, que se aposentou, após mais de 23 anos de exercício na Corte de Contas paulistana.

A solenidade aconteceu no gabinete da Presidência do TCMSP com a presença do secretário-geral, Ricardo Panato, da subsecretária-geral, Roseli Chaves, da chefe de gabinete da Presidência, Angélica Fernandes, do deputado federal, Alexandre Leite, do ex-conselheiro, Edson Simões, e do presidente da Corte de Contas, conselheiro João Antonio.

"Estou muito satisfeito com a solução encontrada pela Câmara Municipal de São Paulo. Como vocês sabem, essa é uma indicação do legislativo, e eles encontraram a equação que não poderia ser melhor: a escolha do vereador Eduardo Tuma. [...] O Tribunal de Contas perde por um lado, mas ganha por outro, por conta da formação que tem o escolhido e da sua juventude, isso vai ser fundamental para novas ideias, novos ares. Eu tenho absoluta certeza que ganha a cidade de São Paulo, ganha o Tribunal de Contas e ganham, principalmente, os moradores da cidade de São Paulo", declarou o conselheiro João Antonio.

Simões observou que Tuma tem aquilo que o Tribunal necessita. Ele tem uma visão de amassar barro ao lado do povo, que lhe deu o mandato na Câmara, dos colegas que o levaram a Presidência da Câmara e é professor de Direito Constitucional, Tributário. [...] Portanto, o Tribunal de Contas está hiper privilegiado com a vinda do dr. Eduardo Tuma."

Filho do vereador Milton Leite, o deputado federal Alexandre Leite afirmou que o período de convivência de Tuma na Câmara garantiu a ele muito aprendizado. "E essa bagagem você traz para cá e deve implementar aqui no Tribunal e na sua gestão", aconselhou.

Por fim, o novo conselheiro agradeceu mais uma vez a oportunidade que a Câmara concedeu a ele na sessão em que foi indicado para o TCMSP e reforçou: "O Tribunal de Contas do Município tem uma função primordial que é a de fiscalização, controle externo da Administração Pública, das contas da cidade de São Paulo, a sétima maior cidade do mundo em termos populacionais, a décima em relação ao seu PIB [Produto Interno Bruto]; a terceira no país em relação a sua gestão (R$ 70 bilhões), nós só ficamos atrás da União Federal e do estado de São Paulo. Então, é um desafio enorme, é um desafio que acarreta uma responsabilidade ainda maior, que eu estou pronto a servir nesse sentido", disse o agora conselheiro do TCMSP.

Conheça o currículo do novo conselheiro

Eduardo Tuma é advogado, tem 38 anos e exercia o cargo de presidente da Câmara Municipal de São Paulo, eleito pela ampla maioria dos 55 vereadores.

Anteriormente, atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) na análise dos relatórios emitidos e na manifestação junto à Corte de Prefeitos e Presidentes de Câmaras, o que lhe conferiu um conhecimento aprofundado da gestão pública municipal. O ex-vereador ainda foi assessor técnico parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Além de suas atividades frente ao Legislativo, Eduardo Tuma é professor doutor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP), ministra aulas na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e é pós-doutorando em Direito pela Universidade Paris I, Panthéon-Sorbonne e doutorando em Filosofia pela PUC-SP.

Também é Doutor em Filosofia do Direito e Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Graduado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP) e em Teologia pelo Instituto Betel de Ensino Superior (IBES-SP). Possui extensão universitária pela Universidade de Harvard (Government-Modern Presidential Politics) e especialização em Direito Tributário pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP).

Angélica Fernandes, chefe de gabinete da Presidência

Ricardo Panato, secretário geral do TCMSP
Ricardo Panato, secretário-geral do TCMSP

Conselheiro João Antonio, presidente da Corte de Contas