Assessoria de Imprensa, 16/07/2021

Nesta quinta-feira (15), a Escola de Gestão e Contas do TCMSP, em conjunto com a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Município (ASTCOM) e o Fórum Nacional de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), promoveram o décimo encontro “Ecos do Comportamento”.

como encontrar equilibrio e paz no trabalho e na vida pessoal

O objetivo deste evento foi debater maneiras e soluções para encontrar equilíbrio e paz no trabalho e na vida pessoal diante de um mundo frenético como o atual. Para isto, o convidado foi o professor Mindful e psicanalista Maclean Oliveira e a mediação ficou a cargo da gestora de relações de trabalho do Tribunal, Luiza Correia Hruschka.

Na abertura, Hruschka destacou que, com o momento tecnológico que vivemos, cada vez mais será necessário recorrer a ferramentas que auxiliem nessa busca por paz e equilíbrio. “Fica muito difícil de trabalhar e estabelecer relações, por isso, vamos apresentar uma ferramenta poderosa para manter o equilíbrio, tanto da saúde física como mental, e que nos ajuda a reduzir o stress e a impulsividade”.

Maclean falou, de início, o que é mindfulness. “Toda vez que pensamos neste conceito, está diretamente relacionado a conexão com o tempo presente, estar com a mente completa, a atenção plena. O tema é estudado nas maiores universidades do mundo, tem muitas teorias que são estudadas e colocadas em prática, aplicam-se técnicas inclusive para pessoas que tiveram COVID-19”.

O psicanalista destacou os problemas de ansiedade e de stress, sobretudo em meio à pandemia. “É celular recebendo mensagens o tempo todo, o noticiário, então, vivemos em um mundo conectado com informações que, muitas vezes, colaboram com esses sintomas. Não estamos preparados para termos essa quantidade de informações que chegam o tempo todo, aí temos problemas de absorver tudo isso”.

Ainda, traçou um panorama dos jovens inseridos a este mundo tecnológico. “Eles nasceram neste mundo, por isso, querem abraçar tudo ao mesmo tempo, são muito imediatistas. É preciso um novo hábito, termos pausas, parar um pouco porque só assim consigo ativar o foco”.

Maclean dissertou também sobre a respiração consciente. “A ideia é aderir a esta prática sem estar em piloto automático, porque é algo tão simples como aprender a andar de bicicleta ou aprender a dirigir. É como se ela não estivesse aqui, é o ato de respirar pensando na respiração, inspirar e expirar profundamente”. Durante a pandemia, Maclean relatou que diversas empresas estão entrando em contato com ele para buscar soluções para seus funcionários. “Recebo algo do tipo ‘meus colaboradores estão passando por um processo de stress extremo, não estamos produzindo’. A minha resposta é a respiração consciente, reunindo estes colaboradores para que eles respirem conscientemente para seu bem-estar social”, afirmou.

No momento em que o grau de ansiedade atinge o pico, Maclean acredita ser mais difícil obter bons resultados com esta técnica. “Nosso cérebro fica tão inchado, no sentido dos mecanismos de defesa, que não conseguimos respirar, ficamos travados, o cérebro não oxigena. Mas é possível ter essa mudança para oxigenação do corpo e da mente”. Para Luiza, criar o hábito de respirar conscientemente tem como objetivo principal de, na hora que as pessoas estiverem sobrecarregadas, estarão melhor preparadas para lidar com esta adversidade.

O psicanalista falou, ainda, sobre os benefícios que as pessoas e as organizações obtêm ao aderir a prática do mindfulness. “São muitos os ganhos com isso, inclusive a sensação de equilíbrio, de estar no comando e se sentindo bem. Além disso, saúde mental, satisfação também se apresentam, os graus de ansiedade diminuem pela oxigenação do meu corpo e da minha mente. Para a empresa, ela ganha colaboradores focados”.

Maclean trouxe alguns pilares dos fundamentos da prática de mindfulness. São eles:

Não julgar (liberdade e leveza ao não praticar este ato);
Paciência (resiliência, não-ansiedade);
Mente de principiante (começar algo e fazer como se fosse a primeira vez);
Confiança (psicologia positiva);
Não lutar;
Não se apegar;
Gratidão;
Generosidade.
“Temos de ser amigos da nossa mente, ela é tão poderosa que pode ser benéfica ou maléfica. Precisamos trabalhar para que ela seja benéfica em prol da gente”, disse Maclean.

Por fim, Maclean acredita que a prática do mindfulness torna as pessoas mais resilientes e as deixam mais pacientes. “Com ela, temos mais sabedoria para sermos ativos nas nossas vidas, com mais compromissos e mais resultados. Isso não é mito e vou além: ela traz felicidade, diminui o stress, ansiedade, foco, e ajuda a diminuir os sintomas da depressão”.

Maclean propôs, durante a palestra, alguns exercícios de prática guiada para que o público trabalhe esta ideia de respiração consciente e respondeu dúvidas dos participantes do encontro. Assista abaixo na íntegra o evento:

O convidado foi o professor Mindful e psicanalista Maclean Oliveira

A mediação ficou a cargo da gestora de relações de trabalho do Tribunal, Luiza Correia Hruschka