Assessoria de Imprensa

A sessão de quarta-feira (16/02) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) trouxe, em seu momento de comunicados, uma troca de cadeiras na estrutura organizacional do Tribunal: o diretor da Subsecretaria de Fiscalização e Controle (SFC), Lívio Mario Fornazieri, deixou o cargo e foi substituído pela engenheira e auditora Luciana Guerra, que dirigia o Núcleo de Gestão e Governança (NGG) da Corte de Contas.

reuniao apresentacao liuciana guerra em sfc

Todos os conselheiros, a começar pelo presidente João Antonio da Silva Filho, fizeram questão de parabenizar Fornazieri, que terá novos desafios na estrutura do Tribunal, e desejar boa sorte a Luciana na direção dos novos trabalhos. Ele vai dirigir um setor do Tribunal que promoverá a interlocução, inclusive internacional, com outros Tribunais e órgãos do Controle Externo.

Fornazieri, profissional de elevada qualidade funcional, dirigia há mais de uma década a SFC, setor responsável pela fiscalização e auditoria, e sempre se caracterizou pela ética profissional e expertise na condução de suas tarefas. Luciana, por sua vez, também uma gestora altamente qualificada, era dirigente do Núcleo de Gestão e Governança (NGG), responsável pelo planejamento estratégico da Corte de Contas, também uma atividade de grande importância para o Tribunal.

Em sua saudação, o presidente João Antonio ressaltou as qualidades profissionais e pessoais do agora ex-diretor da SFC. “Lívio se destaca pela responsabilidade profissional e integral dedicação a esta Corte de Contas que, somadas às suas capacidades técnicas, operacionais e destreza na composição das diferenças, fez dele um profissional cujo referencial marcará a história deste Tribunal. São características pessoais dele a liderança de equipe e a abertura para o diálogo,” afirmou.

Luciana Guerra, a nova subsecretária de Fiscalização e Controle, também foi elogiada pelo presidente. “ Luciana foi convidada pelo Comitê Gestor para coordenar os trabalhos que propiciaram a implementação do Núcleo de Gestão e Governança do TCM – NGG – que resultou no Planejamento Estratégico desta Corte. Vale destacar que o trabalho de integração organizado neste Tribunal leva sempre em conta, no aperfeiçoamento constante das suas atividades, a Qualidade Total (Iso 9001), tão bem conduzido pela servidora Luciana Guerra no período que esteve à frente do Núcleo de Planejamento Estratégico”.

O Conselheiro vice-presidente, Eduardo Tuma, por sua vez, destacou as qualidades de liderança e respeitabilidade de Fornazieri. “Tivemos muito contato não somente na condição de conselheiro, mas quando era vereador e Lívio prestou grandes serviços à cidade e ao TCM. O nosso diálogo com ele sempre foi muito respeitoso e sério. Faço questão de agradecer seu trabalho e desejar êxito nas novas missões”.

Da mesma forma, o Conselheiro corregedor Roberto Braguim ressaltou as qualidades profissionais do ex-diretor da SFC: “É um servidor de altíssima qualificação, com cursos de Administração Pública e outras especializações. Por onde passou, deixou sua marca de liderança. Meus votos de sucesso a ele em suas novas funções e à sua substituta, Luciana Guerra”, disse.

Para o Conselheiro Maurício Faria, a atividade de Fornazieri no Tribunal se centra em três pilares. “São o gosto e o preparo específico para a gestão e o planejamento, o interesse e a expertise na área de tecnologia – já que ele também dirigiu o Núcleo de Informática (atual Núcleo de Tecnologia da Informação) e o acúmulo de conhecimento na área de auditoria, atividade central no Controle Externo. Luciana, por sua vez, por seu conhecimento em auditoria e suas muitas qualidades, me parece o perfil indicado para substituir o Lívio na SFC.” Da mesma forma, o Conselheiro Domingos Dissei se juntou a seus colegas para saudar o ex-diretor e sua substituta. “Lívio prestou, em sua trajetória, um grande serviço técnico ao Tribunal. Saúdo seus trabalhos e a ascensão de Luciana Guerra à nova atividade”, comentou.

Ao agradecer as manifestações de apoio, Fornazieri contou que já havia alguns meses que pensava em mudar de área e passar a enfrentar novos desafios. “O TCM é uma instituição maravilhosa que nos permite exercer funções diferentes de tempos em tempos. Eu já estive, além da SFC, em outros departamentos, e isso me trouxe experiências ricas e diferenciadas. Junto com a Luciana, faremos uma transição saudável e vou desenvolver um trabalho que envolve a relação do Tribunal com outras instituições, com as quais construiremos relações que serão úteis a todos”, comentou, frisando o apoio da equipe do SFC à sua administração.

Luciana, por sua parte, se disse “cria” de seu antecessor, com quem trabalhou na SFC, o que lhe possibilitou grande aprendizado. “O valor fundamental da SFC é a técnica e meu trabalho vai ser baseado nisso. Aprendi com o Lívio a trabalhar de forma o mais transparente possível e sempre em equipe, o que levarei adiante. Vou me esforçar ao máximo para atingir e até superar expectativas nesse grande desafio que é dirigir a SFC”, afirmou.

Veja, neste link, a íntegra do pronunciamento do presidente João Antonio.