Assessoria de Imprensa, 29/04/2022

O Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, do Instituto Rui Barbosa (IRB), promoveu recentemente por meio de reunião virtual seu primeiro encontro de trabalho, quando foram apresentados os temas e as sugestões de ações para o biênio 2022-2023. Trata-se de reunião pioneira dessa instância sob a atual gestão do IRB.

reuniao colegiado IRB

Na oportunidade, a Conselheira Lilian Martins iniciou a reunião desejando boas-vindas a todos os presentes e fazendo considerações iniciais acerca dos objetivos do Comitê, em seguida passou a palavra aos participantes. Foram apresentados temas e sugestão de ações ao Comitê para o biênio 2022-2023 entre as quais: Oficina prática sobre Auditoria Financeira, Capacitação e elaboração de cartilha na temática Controle Social, motivação junto as Escolas de Contas para utilizarem a Plataforma IRB conhecimento, diagnóstico das Escolas de Contas em 2020, participação da Rede de Escolas na V SAEG, data do EDUCONTAS, entre outros.

A título de sugestão ao Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, Gilson Piqueras, diretor acadêmico da Escola de Contas, lançou a ideia de uma ação comum organizada pelo IRB, com linguagem e conteúdo adequados, no formato de ensino a distância, voltada para atender a sociedade civil, a exemplo dos integrantes dos conselhos municipais de Educação e Saúde. "Essa ação seria bastante eficiente porque os cursos ficam disponíveis em EaD e os conselheiros sociais não precisariam vir à escola e nem mesmo estar síncronos. Poderíamos desenvolver um pacote comum para atender essa demanda”, adiantou o professor da EGC.

Ainda no plano das iniciativas em conjunto dirigidas ao aperfeiçoamento profissional pelas instituições de ensino ligadas aos TCs, Gilson Piqueras informou que “existe um projeto, no TCMSP, denominado Jovem no Controle Social, que surgiu a partir de experiências bem sucedidas do TCE-CE e TCE-PR, e a partir disso, poderíamos fazer uma cartilha, em conjunto, sob a coordenação do IRB, para distribuição comum, falando do papel do controle externo”, finalizou ele.

A reunião virtual do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do IRB contou com a participação da conselheira Lilian Martins (TCE-PI), na presidência do grupo; do conselheiro substituto Jackson Veras (TCE-PI); Bibiana Camargo (TCE-SP); Crislayne Cavalcante (TCE-PR); Flávia Lacerda (TCU); Karen Dutra (TCE-RJ); Kézia Rodrigues (TCE-AL); Hilária Barreto (TCE-CE); Valéria Leal (TCE-PI); Vivian Borim (TCM-GO); Sandra Valéria (IRB); Edilson Liberal (TCE-PR); Silvana Castro (TCE-PI); e Gilson Piqueras (TCMSP).