Assessoria de Imprensa, 29/04/2022

Na quarta-feira (27/04), a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou um evento em comemoração ao Dia do Auditor de Controle Externo. O tema deste ano foi “As perspectivas atuais e futuras da carreira de auditor".

Os painelistas deste evento, promovido em parceria com a AudTCMSP (Associação dos Auditores de Controle Externo do TCMSP), foram Fernando Morini (TCMSP), Gihad Menezes (Tribunal de Contas do Estado do Paraná -TCE-PR) e Lourival Júnior (Tribunal de Contas do Estado do Acre -TCE-AC).

Fernando Morini abriu o evento destacando a importância da data para os auditores. “É uma data que me é muito cara, fico extremamente feliz. Esperamos continuar cada vez mais firmes nesta parceria para desenvolver o trabalho dos auditores e alcançar um reconhecimento da carreira em todos os sentidos”, disse ele.

Gilson Piqueras, diretor da EGC-TCMSP, reafirmou o compromisso da entidade com as ações educacionais voltadas aos auditores. "Colocamos a formação dos auditores como uma das prioridades desta gestão e pretendemos intensificar ainda mais essas práticas".

Em seguida, Gihad Menezes iniciou sua fala reforçando a importância dos Tribunais de Contas, destacando que os auditores são parte fundamental desse trabalho que ganha cada vez mais destaque na mídia. “O cidadão se questiona sempre em relação ao gasto público, a má qualidade dos serviços e até sobre a corrupção. E, nesse sentido, o sistema de Controle Externo dos TC’s congrega posições distintas e é interessante referendar os incentivos que relembram essa importância”, enfatizou.

Menezes acredita que a independência dos auditores de Controle Externo, tanto no planejamento quanto na organização de fiscalização, é de natureza técnica e deve constar no relatório, no parecer da equipe. “Sabemos que isso é fundamental, por isso, parece fora de dúvida que o caráter pleno da independência funcional é pertinente. Da convicção dos atos que o auditor vai verificar, ele apura e destaca no relatório, que vai passar dentro do seu respectivo Tribunal de Contas”, completou.

O próximo a falar foi o auditor Lourival Júnior, do TCE-AC. Ele ressaltou a independência no trabalho e a clareza quanto às divisões, para evitar a descaracterização. “Quando falamos sobre esse ponto, é importante enfatizar o comprometimento dos Tribunais de Contas com os servidores efetivos e os auditores, para que eles possam trabalhar na área relatando processos, e que o compromisso com a sociedade se mantenha primordial", avaliou.

Júnior falou sobre as dificuldades em mensurar o resultado ideal do trabalho de auditoria. Em sua visão, o que mais atrapalha um Tribunal é quando as metas e os objetivos são pouco claros, não sendo possível fazer um link entre este trabalho e o resultado que a sociedade espera. “O paradigma do órgão de controle é especificar por quantidade e não por número de recursos fiscalizados, pelos processos mais relevantes. Pecamos em fazer uma análise que não acontece de forma concomitante para saber se o recurso público está sendo utilizado da melhor forma possível”, salientou.

Fernando Morini apontou que os desafios em termos administrativos dos Tribunais de Contas são muito complexos, por conta da dificuldade em mensurar resultados. "Sempre buscamos metas e produtividade dentro de um plano de fiscalização anual. Trabalhamos muito, obtivemos avanços na base teórica, considerando risco, relevância, materialidade, para chegar em uma efetividade”, destacou.

A publicização dos trabalhos de um auditor de Controle Externo é de extrema importância, na visão de Gihad Menezes. Para ele, a sociedade deve estar por dentro de tudo o que passa na cidade ou no Estado. “Uma das situações que verificamos é que o sistema de controle precisa demonstrar cada vez mais consciência dessa nova dimensão do papel que está sendo reservado pelas mudanças econômicas, políticas, institucionais, sociais”, completou.

Presidente do TCMSP homenageia os auditores do Brasil

Assista a íntegra do evento:

Auditor do TCMSP

Auditor do TCE-PR