Assessoria de Imprensa, 15/06/2022

Na sessão plenária de quarta-feira (15/06), o vídeo que aborda o desenvolvimento da proposta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), foi exibido oficialmente para conhecimento do colegiado pelo conselheiro Eduardo Tuma, vice-presidente do Tribunal e dirigente da instituição de ensino.

ppp profa ana carla prof luciano
Na apresentação do PPP foi feita pela diretora-presidente da Escola de Gestão e Contas, professora Ana Carla Bliacheriene, e pelo chefe de gabinete, professor Luciano Vieira de Araújo, ficou destacado que a proposta pedagógica foi construída de forma democrática e colaborativa e envolveu consultas à comunidade acadêmica da EGC e aos servidores do Tribunal.

Segundo a diretora-presidente da EGC, esse Projeto Político Pedagógico faz parte de um modelo de gestão democrática de uma escola e contou com a participação de todos os públicos envolvidos. “O objetivo geral da estratégia de PPP é atender as demandas incluídas no planejamento estratégico do TCMSP, apontar a função social da Escola de Gestão e Contas, bem como os caminhos que ela percorrerá para apresentar um modelo de capacitação e de desenvolvimento dos servidores, dos jurisdicionados e cidadãos na área de controle externo e controle social”, disse a professora Ana Carla.

Foram 13 os temas submetidos para consulta junto aos diversos públicos de interesse da Escola de Gestão e Contas para a elaboração do PPP que compreendeu: Missão; Visão de Futuro; Valores; Princípios Pedagógicos; Áreas de Atuação; Públicos; Corpos Docente e Discente; Modalidades de Ensino; Ações Educacionais; Metodologia de Aprendizagem; Avaliações; Eixos Temáticos; e, Compromissos. Assim, o PPP da EGC é considerado um importante elemento de planejamento e de engajamento educacional da instituição.

Essa versão do o PPP da EGC foi construída sobre os documentos considerados basilares, entre os quais se destacaram o Planejamento Estratégico do TCMSP; a Política de Gestão de Pessoas; o Relatório Anual de Fiscalização (RAF); o Planejamento e a Pesquisa Anual da Escola de Contas; bem como o Marco de Medição de Desempenho dos TCs, entre outros.

A apresentação dos conceitos de uma Escola de Gestão e Contas digital e inovadora ficou por conta do professor Luciano Vieira de Araújo, chefe de gabinete da instituição. Segundo ele, “estão previstos usos das mais novas tecnologias, inovação e pesquisa. A direção está em tratativas para que a EGC faça parte da rede de alta velocidade de internet da FAPESP, que vai permitir o uso de todas as tecnologias atuais colocados à disposição do público interno, bem como transmissão de alta qualidade de múltiplos eventos”.

Após a apresentação do vídeo no plenário, os conselheiros elogiaram a manifestação do dirigente da EGC, conselheiro Eduardo Tuma, bem como a iniciativa da direção da Escola de Gestão e Contas pela proposta do Projeto Político Pedagógico, ao mesmo tempo em que decidiram que a versão final desse documento será concluída após apreciação detalhada feita pelos gabinetes.

Assista à íntegra do vídeo do PPP da EGC:

profa ana carlaProfessora Ana Carla Bliacheriene

prof lucianoProfessor Luciano Vieira de Araújo