Assessoria de Imprensa, 20/06/2022

O diretor-pedagógico da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do TCMSP, Gilson Piqueras Garcia, participou no dia 31/05 (terça-feira), em Brasília (DF) da reunião do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, no Instituto Serzedello Côrrea, ligado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Durante o evento, uma atividade do Instituto Rui Barbosa (IRB), do qual participaram técnicos de vários Tribunais de Contas pelo Brasil, Garcia, que representou a EGC, fez várias propostas que poderiam ser implementadas ainda nesse ano de 2022 pela Rede de Escolas de Contas (Reducontas).

comite de aperfeicoamento profissional a

Entre as principais sugestões do diretor-pedagógico estavam a apresentação de um caso prático de sucesso sobre o controle social nos Conselhos Participativos e a indexação do material do Instituto Rui Barbosa (IRB) na plataforma Google Acadêmico, com o intuito de contribuir para a disseminação do conhecimento produzido pelas Escolas de Contas brasileiras. Garcia ressaltou, ainda, a importância dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) para as Escolas de Contas.

O diretor-pedagógico sugeriu ainda que a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) elaborasse uma diretriz de orientação às escolas sobre a construção dos PPPs , no sentido de colaborar para a elaboração desta que é uma importante ferramenta na construção do conhecimento. “Este é um evento fundamental para discutir ações das Escolas de Contas e compartilhar boas práticas entre as instituições de ensino especializadas no controle externo”, afirmou Garcia. O encontro ainda serviu para discutir a formatação e programação do XIII Educontas, encontro que reunirá as Escolas de Contas para discutir temas relacionados à atividade-fim das Cortes de Contas brasileiras. O próximo Educontas será entre os dias 1 e 3 de setembro em Maceió (AL), com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. O Comitê de Aperfeiçoamento Profissional é responsável pela coordenação da Rede de Escolas de Contas (Reducontas).

A reunião foi presidida pela conselheira Lilian Martins (TCE-PI) e contou com a participação dos seguintes membros: conselheiro Rodrigo Coelho (TCE/ES), Juraci Muniz (IRB), Jacqueline Nascimento (TCE/GO), Naila Mourthé (TCE/MG), Maxvânia costa (TCE/GO), José Francisco Neto (TCM/BA), Jamilla Araújo (TCE/RR), Bibiana Camargo (TCE/SP), Eliane Ramalho (TCE/ES), Denilze Alencar (TCE/BA), Cristina Maura (TCE/BA), Juliana Cantuária (TCE/PA), Esther Menezes (TCE/MT), Marina Andrade (TCE/MT), Yênes Magalhães (TCE/MT), Cassyra Vudo (TCE/MT), Clenilda Silva (TCE/MT), Breno Spíndola (TCE/PE), Márcia Calçada (TCE/RJ), Karen Dutra (TCE/RJ), Vivian Moura (TCM/GO), Kézia Medeiros (TCE/AL), Valéria Leal (TCE/PI), Karla Andrade Pinna (TCE/SE), Haithayara Del Ri (TCE/RS), Kassya Bengtson (TCE/PR), Carlos Aquino (TCE/PE), Cléo Lima (TCE/PR), Jumara Souto Maior (TCM/BA), Tatianne Oliveira (TCDF), Sabrina Pivatto (TCE/SC), Flávia Lacerda (TCU), Cristiane Gondim (TCE/AP), Ivana Dessin (TCDF), Priscilla Dias (EGP/CE), José Caldas Júnior (TCE/ES), Fábio Souza (TCE/ES), Andréa Simioni (TC /PA) e Hilária Barreto (TCE/CE).

comite de aperfeicoamento profissional