Assessoria de Imprensa, 24/06/2022

Nesta quinta-feira (23/06), a aluna Ivone Esposito apresentou, por meio de videoconferência, o seu Trabalho Final de Conclusão de Curso (TCC). A tese, intitulada “O alunado surdo-mudo nas unidades escolares do Estado de São Paulo”, é a última etapa do curso de Especialização em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas. A banca foi formada pelo orientador, André Galindo da Costa, e pelos professores: Silvio Gabriel Serrano Nunes e Luís Eduardo Morimatsu Lourenço.

Primeiramente, a estudante destacou a importância da inclusão do ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas públicas do Estado de São Paulo como forma de auxiliar não apenas na inclusão dos alunos surdos-mudos no ambiente escolar, mas também futuramente no mercado de trabalho.

Atualmente, o ensino de Libras não está disponível na grade curricular, portanto, não é obrigatório. Assim, o aluno portador deste tipo de deficiência tem dificuldades na interação com os demais colegas. Torna-se necessário, então, aprender tanto a língua portuguesa quanto a de sinais, ao passo que o restante apenas uma.

O alunado surdo-mudo requer uma atenção especial do corpo docente, não apenas psicológica como também emocional e física. Porém, o número de professores qualificados para este tipo de demanda é baixo, ainda mais considerando que existem outros estudantes que necessitam de cuidado específico, por exemplo: autistas, cadeirantes e deficientes mentais. Além disso, de acordo com dados coletados na pesquisa de campo para a realização do trabalho, em muitos casos para o cumprimento desta função são designados educadores em processo de estágio ou readaptados, que não estão preparados para o cumprimento dessa tarefa.

Essa falta de profissionais adequados para essa atribuição é resultado da falta de empenho das autoridades públicas. Durante a atual administração estadual, segundo a aluna, não foi feito nenhum concurso para admissão de professores para compor esse setor. Em vez disso, foram realizadas contratações sem qualquer preocupação se o candidato tem ou não qualificação para exercer o cargo.

Portanto, apesar da legislação referente à condução da educação dos estudantes surdos-mudos ser adequada, na prática não está sendo cumprida.

Em conclusão, Ivone Esposito defende a inclusão do ensino de Libras na grade curricular para a melhoria do ambiente escolar para o alunado surdo-mudo.

A banca, após fazer ponderações, atribuiu nota ao trabalho.

tcc alunado surdo mudo