Assessoria de Imprensa, 05/10/2022

O conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Reginaldo Parnow Ennes, visitou, na terça-feira (4/10), a Escola de Gestão e Contas (EGC) do TCMSP. O conselheiro, que também ocupa a presidência do Comitê Técnico de Estudos da Administração Pública do IRB (Instituto Rui Barbosa), foi recebido pela diretora-presidente da EGC, professora Ana Carla Bliacheriene, pelo chefe de gabinete da instituição de ensino, professor Luciano Vieira de Araújo, e pela professora Suelem Benício.

TCE amapa na egcDa esquerda para direita: diretora-presidente da EGC, professora Ana Carla Bliacheriene; conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Reginaldo Parnow Ennes; chefe de gabinete da instituição de ensino, professor Luciano Vieira de Araújo e a professora Suelem Benício.

Durante o encontro, foram discutidas futuras parcerias entre as Escolas de Contas do TCMSP e do TCE do Amapá para a formulação de cursos sobre Inovação, capacitação em Políticas Públicas, além de temas ligados à nova Lei de Licitações.

O conselheiro trouxe, ainda, um convite para que a professora Ana Carla Bliacheriene; na condição de coordenadora do Comitê Técnico de Inovação, Transição Digital de Governos e Avaliação de Políticas Públicas do IRB; participe da Oficina para formulação do Planejamento Estratégico (2023/2027) do Instituto Rui Barbosa, que ocorrerá na sede do TCU, em Brasília, nos dias 19 e 20 de outubro.

Reginaldo Ennes ressaltou também que a visita foi importante pela oportunidade de discutir temas inerentes ao controle social da administração pública. “As pessoas precisam compreender a importância da participação na gestão pública e na fiscalização dos recursos públicos”, salientou. Para ele, a inovação tecnológica e os novos mecanismos de controle devem ser compartilhados entre o TCMSP, o Comitê de Sistematização do IRB e o próprio TCE-AP. Além disso, destacou a importância de levar as experiências do TCMSP em relação ao controle social para a Ouvidoria da Corte de Contas do Amapá.