Comunicação, 12/06/2024

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promoveu na terça-feira (11/06) uma palestra gratuita destinada à exposição de mecanismos de gestão de aparelhos de saúde e métodos de controle interno que conduzem à melhoria dos gastos e da gestão financeira e de prestação dos serviços hospitalares. O convidado para tratar do tema amplo foi o médico Nacime Salomão Mansur, mestre em Administração hospitalar, superintendente das Unidades Afiliadas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O evento on-line foi transmitido ao vivo pelo canal da Escola no YouTube.

mecanismos de gestao

Como superintendente das Unidades Afiliadas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o médico Nacime Mansur apresentou uma verdadeira radiografia da instituição que dirige, que foi fundada em 1933 com o nome de Sociedade Civil Paulista de Medicina. Ele descreveu a rotina complexa para manter os controles internos dos gastos e da gestão financeira necessária para a prestação de serviços hospitalares de uma instituição de grande porte. A SPDM se caracteriza como uma associação sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de São Paulo.

Segundo o doutor Nacime Mansur, a SPDM é considerada uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, atuante em vários estados, com a vocação de contribuir para a melhoria dos serviços médicos prestados à população, tendo como objetivo levar o que há de mais avançado em conhecimento médico. “A SPDM atua em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão. Em mais de 90 anos de existência, a SPDM administra 27 hospitais, onde são realizadas mais de 10 milhões de consultas médicas, distribuídos cerca de 137 milhões de medicamentos e feitos aproximadamente 23 milhões de exames pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, que utiliza recursos de fonte financiadora, como planos de saúde, para realizar exames complementares”, informou ele.

Ao falar sobre os métodos de controle interno que levam à melhoria dos gastos, da gestão financeira e de prestação dos serviços hospitalares, o palestrante informou que “atualmente a entidade é dirigida por um Conselho Administrativo e tem como objetivo a manutenção do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bem como outros hospitais, centros de assistência e unidades afins, procurando desenvolver e prestar atividades de atendimento e promoção dos direitos de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. O Conselho Fiscal responde pela análise dos balanços e conta com a avaliação de auditoria independente”.

Para o doutor Nacime, com o crescimento da instituição, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Essa gama de atividades consolida a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Sua gestão é baseada no sistema de governança corporativa e na competência de seus colaboradores.

Na área de Ensino e Pesquisa, a SPDM possui 11 mil alunos, alocados em 33 instituições de ensino superior e outras 17 de ensino médio. Nesses anos, desenvolveu atividades direta e indiretamente relacionadas à saúde em muitas cidades do País, destacando-se o projeto Parque Nacional do Xingu, diversas regiões do Amazonas e do Nordeste brasileiro. Também gerencia serviços e organizações de saúde de diversas instituições públicas, através de convênios ou contratos de gestão e participa em projetos de saúde de todos os níveis.

A palestra teve mediação da instrutora da EGC, Eliana Verdade, graduada em Serviço Social, com MBA em Economia e Gestão de Organizações de Saúde. O evento foi dirigido a agentes públicos federais, estaduais e municipais; agentes públicos da área da saúde; profissionais de organizações gestores de serviços de saúde; servidores do TCMSP, sociedade civil organizada e demais interessados no tema.

Ao apresentar suas considerações finais nessa live, o doutor Nacime elogiou a iniciativa e colocou-se à disposição para novas participações on-line por permitir que as informações sobre o tema em debate alcancem um maior universo de interessados. O chat registrou intensa participação dos inscritos no evento.

Essa atividade on-line, bem como o registro de inúmeros outros eventos, permanece à disposição para consulta na página da EGC no Youtube.

Confira aqui a íntegra da palestra.