Assessoria de Imprensa, 15/05/2017

A UNINOVE – Universidade Nove de Julho (campus Memorial) visitou, no último dia 09 de maio, o Plenário Paulo Planet Buarque, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, e percorreu as dependências da Corte. O tour, que faz parte do Programa de Visitas, tem por objetivo proporcionar à sociedade, escolas e faculdades conhecer os trabalhos que são executados pelo TCMSP.

Na ocasião, organizada pelo professor e advogado Silvio Gabriel Serrano Nunes, os alunos conheceram o local onde ocorrem as sessões plenárias da Corte de Contas e tiraram suas dúvidas sobre o processo.

O grupo teve a oportunidade de conhecer também o Memorial do Tribunal e participar de três palestras na Escola de Contas: com o diretor pedagógico da EC, professor Moacir Marques, sobre o funcionamento da Corte de Contas, outra com o coordenador de palestras, Valmir Leôncio da Silva, a respeito do mercado de trabalho no setor público e, por fim, com o professor da turma na Universidade Nove de Julho, Silvio Gabriel, que trouxe o tema "Os Tribunais de Contas na História das Constituições do Brasil e no Direito Constitucional".

grupo visita

O grupo teve a oportunidade de passear também pelo Memorial do Tribunal

O advogado explicou sobre a estruturação dos Tribunais de Contas com o advento da República. Segundo ele, a história do controle inicia-se no período colonial, com as Juntas das Fazendas das Capitanias. Quando surgiu a ideia de formação dos Tribunais no Brasil, o exame das contas era feito a posteriori, ou seja, depois de realizado o gasto era analisado. Arrematou sua preleção destacando a citação de Carlos Ayres Britto ao dizer que "nenhum Tribunal de Contas opera no campo da subalterna auxiliaridade".

grupo visita2

Os alunos conheceram o local onde ocorrem as sessões plenárias da Corte de Contas

O Programa de Visitas é coordenado pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales. As visitas são monitoradas e duram, aproximadamente, 3 horas. Para participar, basta se inscrever individualmente ou formar um grupo com no mínimo 20 pessoas e entrar em contato com o TCM.

Mais informações em: http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/programas-de-visitacao.