Workshop: Inovações na Pavimentação Asfáltica - VAGAS ESGOTADAS
Quinta-feira 05 Maio 2016, 08:00 - 18:00

Objetivo: Apresentar e discutir as novas tecnologias e materiais utilizados na pavimentação asfáltica.

Público-alvo: Engenheiros, Gestores, Administradores e Técnicos vinculados ao tema.

8h30 – 9h – Recepção

9h – Palestra de abertura: “A Importância de um Plano de Gestão de Pavimentação para as Cidades”

Palestrante: Prof. Dr. Mauro Beligni – Consultor e pesquisador na área de

pavimentação.

10h às 10h15 -  Intervalo para café

10h15 -  1º PAINEL "Índice  de Serventia Urbana:  Diagnóstico como Instrumento de Gestão”

Palestrantes:

Prof. Dr. Douglas Fadul Villibor – Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, onde também concluiu seu doutorado, no ano de 1981.
Trabalhou por mais de 30 anos no DER-SP, destes 25 anos na área de pesquisas ligadas à Geotecnia de Solos Tropicais e, em especial no desenvolvimento da Sistemática MCT e de Novas Tecnologias para Pavimentação.
No Departamento de Vias de Transporte e Topografia da Escola de Engenharia de São Carlos, foi docente e pesquisador nas áreas de geotecnia e pavimentação em regiões tropicais. Na Pós-Graduação criou e ministrou as disciplinas: “Novas Tecnologias de Pavimentos” e “Sistemática MCT e suas Aplicações Práticas na Área Rodoviária”.
É um dos pioneiros na implementação dos Pavimentos Econômicos utilizando bases de Solos Finos Lateríticos. Em parceria com Job Shuji Nogami publicou dois livros e mais de cem trabalhos, vários deles premiados. Atualmente dedica-se a palestras, consultorias e pesquisas nas áreas de geotecnia e pavimentação com solos tropicais.

Prof. Ms. Janos Bodi - Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica, USP. Mestre em Infra Estrutura de Transportes pela Escola Politécnica da USP, na Prefeitura Municipal de São Paulo ocupou as funções de Supervisor de Obras de SP, Superintendente das Usinas de Asfalto, Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo e Supervisor de Serviços da Subprefeitura da Sé. Atualmente é Assessor do Gabinete da Secretaria de Governo Municipal.

Moderador: Eng. Marcos Vicente Arrivabene Sanches – Agente de Fiscalização do TCMSP

11h45 -  Almoço

TARDE

13h45 -    2º PAINEL "Aplicação de Materiais Reciclados na Pavimentação.”

Palestrantes:

Prof. Ms. Valmir Bonfim – Engenheiro Civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É sócio proprietário da empresa DVS e Consultor Técnico da empresa FREMIX. conjuga suas atividades profissionais com o meio acadêmico, publicando vários trabalhos e realizando palestras em Faculdades de Engenharia. É autor do livro Fresagem de Pavimentos Asfálticos.

Profª Dra. Rosângela Motta. Graduada em Engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo. Professora de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Atua como pesquisadora junto ao Laboratório de Tecnologia de Pavimentação do Departamento de Engenharia de Transportes da EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, atuando em temas relativos à pavimentação rodoviária e ferroviária, principalmente no âmbito de materiais, como agregado reciclado de resíduo de construção e demolição, misturas asfálticas mornas e lastro de ferrovias.

Moderador: Eng. Marcos Tadeu de Oliveira – Agente de Fiscalização do TCMSP, Coordenador Técnico da Subsecretaria de Fiscalização e Controle.

15h15 - OFICINA: Demonstração do Laboratório de Espuma de Asfalto.

15h45 às 16h -  Intervalo para café

16h -    3º PAINEL "Novas Tecnologias, Materiais e Logística na Pavimentação Asfáltica"

Palestrantes:

Prof. Hélio Fabrício Proença - Engenheiro Civil, formado pelo IEEP- Instituto de Ensino de Engenharia Paulista. Especialização na UCLA- Universidade da Califórnia em asfaltos modificados com maior foco em asfalto borracha.
É sócio da Construtora Guaianazes S.A, onde atuou como Diretor Técnico executando diversas obras em todo Brasil e da Explorer Ecologic, especializada em consultoria em pavimentos modificados. Conjuga suas atividades profissionais com o meio acadêmico realizando vários cursos e palestras sobre Atualização de Técnicas de Manutenção da Pavimentação.

Prof. Dr. Humberto Rui Cardoso do Nascimento – Mestre em Infra-Estrutura de Transportes (Rodovias) pela Escola Politécnica da USP, Especialização em Gestão Empresarial pela PUCCAMP, Engenheiro civil graduado na Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Atuou no segmento de pavimentação na empresa Ipiranga Asfaltos S/A, como Gerente nacional de Negócios coordenando as ações técnicas e comerciais da empresa em todo o País. Atuou diretamente na implantação de novas tecnologias no Brasil, como os asfaltos modificados e na implantação da tecnologia do Micro revestimento. Atualmente, é sócio das empresas CAP - Customização em Asfaltos e Pavimentos Ltda. e CAP– Logística e Especialidades Industriais Ltda., exercendo a função de Diretor Técnico Comercial de ambas as empresas, cuja missão é promover uma evolução sustentada e inovadora no suprimento e na logística de soluções em ligantes betuminosos, com tecnologia e competitividade.

Moderador: Eng. Marcelo Bruni – Chefe de ATOS/SMSP

17h30 – Apresentação do Relatório do Workshop

Relator: Dr. Antônio Roberto Batista – Assessor da Escola de Contas

Data: 05/05/2016 – Quinta-feira

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales – Av. Professor Ascendino Reis – 1130 – Vila Clementino.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas

Vagas Esgotadas

Download do Conteúdo Apresentado

1º Painel - Engº Paulo Roberto Miranda Serra